Notícias

Controlar benefícios em planilha? Tô fora!

Capa - Benefícios

A rotina dos profissionais do departamento de Recursos Humanos concentra muitos processos que são essenciais para o desenvolvimento de uma empresa.

Uma de suas principais responsabilidades é gerenciar a folha de pagamento, que engloba diversos processos, como a gestão dos benefícios concedidos aos colaboradores, férias, décimo terceiro, o recolhimento dos impostos, contribuições sindicais e uma infinidade de rotinas que devem ser feitas de forma estruturada.

Gerenciar todos esses processos em uma planilha demandará bastante tempo pois, além de ter que lidar com fórmulas complexas, a entregada dos dados/informações gerenciais é sempre mais demorada. Sem falar na falta de confiabilidade desses dados calculados.

Outra desvantagem é com relação a análises, comparativos de dados e relatórios. Fazer isso em planilhas é muito mais complexo e demorado. Enquanto que em um bom software levará apenas alguns segundos.

Por isso, as empresas que almejam um crescimento exponencial fazem do software de gestão de pessoas um forte aliado para isto. Um software que possibilite administrar todos esses processos de forma automatizada, gerando para o setor uma alta performance.

Pois, a entrega de dados é crucial para que o gestor possa criar uma estratégia de desenvolvimento de pessoas e ganhar mais agilidade nas tomadas de decisões estratégicas para o crescimento da empresa.

Pensando nisso, a Senior criou a solução ideal de gestão de benefícios a fim de automatizar a execução dessas rotinas em conformidade com a legislação. Além da integração com a folha de pagamento, o departamento pessoal irá obter um controle completo dos benefícios concedidos pela empresa a seus colaboradores.

Com este módulo você consegue automatizar as seguintes rotinas:

Assistência Social

O eficiente controle dos benefícios assistenciais concedidos aos colaboradores é proporcionado pelo processo de assistência social, com ele, a empresa conseguirá fazer um levantamento de históricos financeiros e identificar as reais necessidades das solicitações de empréstimo e o valor ideal de desconto para a parcela dos empréstimos para que não comprometa a renda mensal dos funcionários.

Assistência Médica e Odontológica

A gestão dos planos de saúde, seguros de vida e previdência privada concedidos aos colaboradores e seus dependentes são processos que as empresas devem gerenciar para se ter uma gestão estratégica de pessoas.

Vales

Obter o controle dos valores utilizados pelos colaboradores, entre eles, vale-refeição, vale-alimentação, vale- transporte e vale-compras auxilia na administração da política de benefícios adotada pela empresa, inclusive para a folha de pagamento.

Empréstimos e Empréstimo Consignado

A administração de empréstimos deve ser realizada de forma eficiente. A facilidade de se personalizar as formas de cálculos de acordo com a regra de negócio da empresa fazem dessa rotina algo muito funcional para o setor de recursos humanos.

O crédito consignado é outra modalidade de empréstimo, muito conhecida pelo RH, em que os descontos são feitos diretamente em folha de pagamento ou do benefício previdenciário. Isso vai depender muito da autorização prévia do cliente à instituição financeira concedente do empréstimo.

Auxílio-creche

O processo de auxílio-creche tem a finalidade de fazer o controle dos valores gastos pelos colaboradores com seus dependentes, relacionado a creches, escolas e/ou babás e a partir desse controle, de acordo com a política da empresa, proporcionar um reembolso aos colaboradores.

Com todo esse aparato do módulo de Benefícios em mãos, a equipe do departamento pessoal terá bem mais agilidade nos processos, garantindo a produtividade, segurança e controle maior sobre as informações que farão parte da folha de pagamento.

E aí, ainda vai continuar utilizando planilha? Agende uma conversa com nossa equipe de consultores e automatize já a gestão dos benefícios dos seus colaboradores!

 

 


Fabrício Ribeiro atua como Consultor Técnico de Gestão de Pessoas na CSA Consultoria e está cursando BICT na UFMA.